quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mieloma múltiplo é pouco conhecido

Alvo de campanha devido ao desconhecimento da população, o mieloma múltiplo tem preocupado a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). "Muitos não conhecem a doença e começam a consultar médicos devido a dores nas costas que podem ser fruto do mieloma", explica a representante da entidade, Priscila Simões.A Abrale informa que a doença pode ser de difícil diagnóstico e as pessoas confundem os sintomas com outras doenças. As atividades de conscientização seguem durante o ano em várias capitais brasileiras, entre elas Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Rio, Fortaleza e Salvador.

Para mais esclarecimentos, a Abrale oferece atendimento psicológico e jurídico, além de programas educacionais. Todas as ações são gratuitas. Os interessados podem obter informações no site da entidade (www.abrale.org.br) ou pelo telefone gratuito 0800-7739973.

O Mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea, devido ao crescimento descontrolado das células plasmáticas. Os portadores de mieloma múltiplo têm uma produção aumentada dessas células, o que provoca lesões ósseas. A doença pode ser controlada em mais de 80% dos casos, desde que o tratamento seja feito corretamente. n Entre as opções de cura estão a quimioterapia e a radioterapia. Com a melhora do paciente, os ossos se regeneram e é possível até mesmo voltar a praticar atividade física normal.

Fonte: Abrale
Correio do Povo - 06 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário