quinta-feira, 1 de julho de 2010

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Saiba mais
O QUE É MEDULA ÓSSEA?
É o tecido encontrado no interior dos ossos, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

QUEM PRECISA DE TRANSPLANTE DE MEDULA?
O transplante é indicado, principalmente, para o tratamento de enfermidades que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

COMO SE TORNAR UM DOADOR?
O voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde (sem doença infecciosa ou incapacitante). Deve se dirigir a um dos centros habilitados, onde serão feitos um cadastro com dados pessoais e a coleta de uma pequena amostra de sangue. Os dados constarão do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Se surgir um paciente com características genéticas semelhantes, o doador será convidado a realizar novos testes e a doar a medula se houver compatibilidade.

COMO É FEITA A DOAÇÃO?
A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções com agulhas e seringas. Existe também a aférese, quando o doador é ligado a uma máquina pela qual o sangue de suas veias circula enquanto as células progenitoras vão sendo separadas. O material colhido pode ser utilizado imediatamente ou congelado.

EXISTE RISCO PARA O DOADOR?
Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. A medula se recompõe em 15 dias.
Fonte: Marco Antônio Winckler, hematologista
Zero Hora - matéria postada em 12 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário