sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lançada campanha nacional de incentivo à doação de medula óssea


ISAUDENET

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea estimula a solidariedade e visa cadastrar doadores de medula óssea

A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea nasceu na Câmara dos Deputados, a partir da Lei Pietro com o objetivo de tocar o coração dos brasileiros para que aumentem-se o número de doadores.

A lei nº 11.930 foi sancionada pelo presidente da República em 22 de abril de 2009, e ficou conhecida como Lei Pietro.

O texto determina que todos os anos, de 14 a 21 de dezembro, sejam desenvolvidas, em todo o Brasil, atividades de esclarecimento e incentivo à doação, para que se aumente o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A lei foi batizada com esse nome em homenagem ao jovem gaúcho Pietro de Albuquerque, falecido no dia 3 de fevereiro de 2009, vítima de leucemia mielóide aguda, depois de 14 meses de luta contra a doença. Pietro, filho do deputado federal Beto Albuquerque, autor da lei, faleceu após duas tentativas de transplante que poderiam ter tido outro desfecho se o cadastro de doadores de medula fosse maior. Ele não encontrou um doador 100% compatível.

Segundos dados, o Brasil registra hoje 10 mil novos casos de leucemia por ano, doença que na maioria das vezes somente pode ser enfrentada por meio de transplante.

Para o voluntário se cadastrar como candidato a doador de medula óssea, basta retirar 10 ml de sangue no hemocentro mais próximo e preencher um formulário. A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea ocorre de 14 a 21 de dezembro, em Brasília, mas as doações podem ser feitas em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário